MÃE APARECIDA / ROGAI POR NÓS :

Gifs by Oriza - Lindos gifs, poemas, mensagens, recadinhos, scraps

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

CONGREGAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO - IRMÃS SACRAMENTINAS

Congregação do Santíssimo Sacramento
Christian cross.svg
Organização e Direito[Expandir]
Formação cristã[Expandir]
Outros tópicos[Expandir]
v  e
A Congregação do Santíssimo Sacramento é uma ordem religiosa católica romana destinada a homens e mulheres dedicada à adoração do Santíssimo Sacramento.
História
A Congregação foi fundada em Paris pelo marista francês São Pedro Julião Eymard, o Apóstolo da Eucaristia, em 1856, somente para homens. Em 1859 fundou a Liga Eucarística Popular. O ramo feminino da congregação foi fundado em 1864.
Missão
Os sacramentinos definem sua missão em colaboração com os leigos como um empenho em formar na Igreja comunidades cristãs que tenham a Eucaristia como o centro da vida. Partindo da Eucaristia enquanto centro da missão, assumem diversos apostolados, atentos às implicações sociais de suas ações. Trabalham sobretudo em capelas e paróquias dentro das cidades.
Vida Comunitária
Os religiosos sacramentinos vivem em comunidades, que buscam ser lugares de oração, reconciliação e celebração. Assumem a tradição de orar diariamente por uma hora antes da eucaristia.
Governo geral
A congregação tem sua sede em Roma e é conduzida por um Superior Geral que tem um mandato de seis anos. Em maio de 2011 foi eleito para o cargo obrasileiro Eugênio Barbosa Martins.[1]

     A Congregação do Santíssimo Sacramento, um instituto religioso da Igreja Católica, foi fundada no ano de 1856, em Paris, por São Pedro Julião Eymard. "Nosso ideal é viver plenamente o mistério da Eucaristia e revelar sua significação, para que venha o reino de Cristo e se manifeste ao mundo a glória de Deus" (Regra de Vida, n º 1).

   São Pedro Julião também fundou uma ramo feminino, Servas do Santíssimo Sacramento e um ramo laical e clerical de associados aAgregação do Santíssimo Sacramento, da qual faz parte a Associação dos Leigos e Leigas Sacramentinos.
        Movidos pela força eucarística, os Sacramentinos fundaram o ramo laical de Instituto Secular, o Servitium Christi.

   Trata-se de uma Congregação Apostólica, de direito universal (pontifício), composta de Presbíteros, Diáconos e Irmãos.

   Estamos presentes em trinta (30) países, em todos os continentes. A Congregação é organizada por Províncias e Regiões, com Conselhos Provinciais/Regionais e um Conselho Geral, em Roma (ver Cúria Geral).

   A Congregação segue a Regra de Vida, atualização das Constituições de 1895, aprovada pela Santa Sé em 1984.

  O nome oficial da Congregação é "Congregatio Santissimi Sacramenti", e temos como sigla, que sempre é o posta após o nome do religioso, SSS - Societas Santissimi Sacramenti.

FUNDADOR
São Pedro Julião Eymard,
Fundador da Família Sacramentina


 
"Adveniat Regnum Tuum Eucharisticum"
Venha o teu Reino Eucarístico

"São Pedro Julião Eymard, interpelado pela ignorância e indiferença religiosa, buscou uma resposta às necessidades de seu tempo" (Regra de Vida, nº 2). Tempo marcado pela miséria da Europa do fim do século XIX. Uma Europa pós-revolução francesa e mergulhada na revolução industrial. Nesse contexto, Padre Eymard foi uma presença sensível à dor dos mais pobres,  tendo a Eucaristia como lugar de partida e de chegada.
Nascimento:
Nasceu no dia 4 de fevereiro de 1811, em La Mure/França, na rua Breuil, às 11 horas da manhã de uma segunda-feira. 
Vocação:
Despertado para o seguimento do Senhor, através do Presbiterato, Pedro Julião teve que enfrentar uma grande resistência de seu pai. Após muita luta, seu pai aceitou sua vocação. Pedro Julião foi ordenado Presbítero pela Diocese de Grenoble no dia 20 de Julho de 1834. Em 1839 entrou para os Maristas (Sociedade de Maria), para entregar-se à vida religiosa.
Fundação da Congregação:
Depois de muitos anos como marista, Deus preparou uma obra maior para Padre Eymard, um carisma lhe invadiu o coração: ser fundador de uma Congregação.
Em Paris, a 13 de maio de 1856, após anos de discernimento e consultas, Padre Eymard recebeu a permissão de Dom Sibour, Arcebispo de Paris, para fundar a Congregação do Santíssimo Sacramento. 
Pouco tempo depois, Padre Eymard fundou a Agregação do Santíssimo Sacramento e junto com Margarida Guillot, em 1864, fundaram a Congregação das Servas do Santíssimo Sacramento - ramo feminino da Congregação.
Vocação
"Viver plenamente o mistério da Eucaristia e revelar sua significação" 
Duas expressões dizem de nossa vocação eucarística e do carisma que Deus concedeu a São Pedro Julião:

(1) Viver Plenamente a Eucaristia. Nossa vocação é experimentar, desgustar, com nossas vidas, o mistério da Eucaristia e sermos hóstias vivas:
"Exorto-vos, pela misericórdia de Deus, a que ofereçais vossos corpos como hóstia viva, santa e agradável a Deus" (Rm 12, 1).
(2) Revelar a significação da Eucaristia. Nossa missão é profundamente mistagógica, pois nossa vocação é conduzir as comunidades cristãs a partir e para o mistério central de nossa fé, a Eucaristia.
 Missão
"Para que a Eucaristia seja celebrada na verdade"
Realizamos diversas obras para expressar ao mundo nosso carisma - vocação e espiritualidade: missão profética pelo aprofundamento, o ensino e publicações da teologia Eucarpistica; compromisso social; unidade pelo trabalho ecumênico; serviço à Palavra de Deus; estudo e formação litúrgica; paróquias e santuários; centros de oração e retiros; imprensa e comunicação social; e se associam a nós leigos, leigas e presbíteros que desejam por estes trabalhos, viver e anunciar a Eucaristia (RV 33-45).

IRMÃS SACRAMENTINAS – TAUBATÉ /SP
Quem somos

Somos a Congregação das
Servas do Santíssimo Sacramento da
Adoração Perpétua.
“Este Instituto promana da Congregação das Servas do Santíssimo Sacramento fundada por São Pedro Julião Eymard. Dedica-se com todas as suas forças como a seu próprio fim a prestar antes de tudo por todas suas filhas, solene e perpétuo Culto de Adoração a Nosso Senhor Jesus Cristo perpetuamente presente no Santíssimo Sacramento do Altar.” (Constituições  nº 1).
Capela da Adoração Perpétua
HISTÓRICO
A Congregação das Servas do Santíssimo Sacramento foi fundada em Paris – França, em 1858, quando o Padre Eymard reuniu algumas jovens a fim de prepará-las para a Fundação propriamente dita, que se deu em Angers – França, em 26 de maio de 1864, quando foi fundado o primeiro Cenáculo (assim são chamadas as Casas da Congregação, inciando-se nesta ocasião a Adoração Perpétua, dia e noite.
Em 1912, a Congregação veio para o Brasil, através da Madre Maria Ignácia de Gouveia, brasileira, que ingressara na Congregação, em França, com o fito de fundar uma Casa no Brasil.
O Nosso Cenáculo
Fundado a 8 de junho de 1939, com o nome de CENÁCULO MENINO JESUS DE PRAGA, o nosso Cenáculo mantém a partir de então a Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento solenemente Exposto, dia e noite, em seu trono de Graça e de amor.
Primeira Capéla do Cenáculo
Situado à Rua Conselheiro Moreira de Barros, 258, bem no Centro desta Eucarística cidade de Taubaté, oferece a todo aquele que passa por esta Rua um oásis de silêncio, de paz, de encontro com Deus e consigo mesmo.
Carisma e Missão
Saibam todas que foram escolhidas e fizeram Profissão só para se devotarem ao Serviço da Divina Pessoa de Jesus  Cristo nosso Rei e nosso Deus, verdadeira, real e substancialmente presente em Seu Sacramento de Amor…” (Constituições  nº 4)
Neste Serviço direto ao Deus da Hóstia, ou no serviço à Comunidade, sempre e em tudo, somos Adoradoras
VocacionalApostolados Eucarísticos específicos
Do nosso  Carisma, decorre como que naturalmente a NOSSA MISSÃO.
Nossa vocação contemplativa adoradora é eminentemente eclesial e apostólica. Fazemos trabalhar Nosso Senhor no SSmo. Sacramento expondo-O no Trono e unindo-nos à Sua Oração e Seu apostolado, pelas nossas adorações.
O Instituto consagra-se ao amor e à glória desse Augustíssimo Sacramento, pelo apostolado da oração, pela Guarda de Honra do SSmo. Sacramento, pelos Retiros de adoração e pela Obra do Culto Eucarístico.
Pela Obra da Agregação, esforçar-se-ão as Irmãs para assegurar a Nosso Senhor, em suas capelas, uma Guarda de Honra entre os fiéis, propagando o Culto da Adoração ao SSmo. Sacramento e o amor à Sagrada Eucaristia num maior número de almas.
“A fim de se dedicarem exclusivamente ao serviço de seu Rei celestial e de estarem dispostas a cumprir a finalidade de sua vocação contemplativa adoradora, só farão apostolado específico do Instituto no próprio Convento. Seu lema será: “TUDO PARA O SERVIÇO DE JESUS NO SANTÍSSIMO SACRAMENTO” (Constituições nº 6 )
Grande é a irradiação da “Obra da Adoração Perpétua” aqui em Taubaté. São muitos leigos, Sacerdotes, Bispos que pedem informações sobre São Pedro Julião Eymard e sua Obra, que querem orientações para organizar o movimento da Adoração em suas Comunidades, Paróquias, Dioceses.

A GUARDA DE HONRA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO “A Agregação (ou Guarda de Honra do Santíssimo Sacramento) é uma união espiritual pela qual um membro inspira-se na vida eucarística do Instituto, partilha o seu fim, sob a lei dos deveres próprios do estado em que vive, e torna-se participante ativo de todos os méritos e graças espirituais do Instituto. Assim, também os leigos como adoradores, agindo santamente em toda parte, consagram a Deus o próprio mundo.”    (Constituições nº 94)
Uma Irmã é encarregada de dirigir as Reuniões mensais dos Zeladores e de promover outros Encontros Espirituais também para os Zelados, tudo isso visando a formação cristã, especialmente eucarística dos adoradores. Tais Reuniões são realizadas  no Salão da Guarda de Honra, ligado à Portaria do Convento. Contamos também com a colaboração de vários Sacerdotes que fazem Palestras para os Zeladores e Zelados.

Os membros da Guarda de Honra – Zeladores e Zelados – se comprometem a fazer uma Hora de Adoração mensal em nossa Capela. São já cerca de 5.000 adoradores que se revezam durante o mês em suas Horas de Adoração Mensais, audiências de amor com o Divino Rei. A Guarda de Honra do Santíssimo Sacramento conta entre seus membros pessoas de todos os bairros e Paróquias da cidade de Taubaté e também de outras cidades da Diocese. Já se inscreveram alguns membros até de outras Dioceses, como São José dos Campos, Guaratinguetá, São Paulo.
Quem são os Zeladores?  – São aqueles que cuidam de um grupo de Zelados, entregando os cartões, instruindo-lhes na prática da Adoração, incentivando-lhes a perseverança e fidelidade ao compromisso de uma Hora de Adoração Mensal em nossa Capela – Santuário da Adoração Perpétua.
Graças ao cartão pessoal que cada Adorador coloca numa urna na Capela após sua Hora de Adoração, é possível fazer-se uma estatística das horas de Adoração diárias, mensais, anuais.
Conforme o pensamento de São Pedro Julião Eymard, todas as pessoas de todas as idades e posições sociais são convidadas a este contacto com Jesus Vivo e realmente Presente em Seu Sacramento de Amor. E é isso o que vemos realizar-se diariamente nesta pequena Capela – verdadeiro Santuário da Adoração Perpetua – da antiga “Rua das Palmeiras” de Taubaté.
Na verdade, são muitíssimas pessoas que mesmo sem fazer parte ainda da Guarda de Honra do Santíssimo Sacramento, vêm a todas as horas do dia prostrar-se aos pés de Jesus Hóstia, num testemunho de amor ardente e de profunda fé e confiança.
São realizadas também HORAS SANTAS COLETIVAS, inclusive de crianças e adolescentes que enchem a Capela com sua piedade e entusiasmo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário