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Anexos o release do livro do Pe. Joãozinho e capa em alta anexa, para que você poste no seu Blog.
QUAL IMAGEM VOCÊ TEM DE DEUS, NA MÍDIA?
Organizado por João Carlos Almeida, conhecido como Pe. Joãozinho, Imagem & Semelhança de Deus na Mídia nasceu para a reflexão do impacto dos meios de comunicação na sociedade atual, e o poder que a mídia exerce na Igreja e entre seus fiéis. Na Semana Teológica da Faculdade Dehoniana, ocorrida na cidade de Taubaté, em outubro de 2009, começaram os debates que culminaram no livro.
O primeiro capítulo, escrito pelo Pe. Zezinho, trata dos perigos da superexaltação dos pregadores que aparecem na mídia, especialmente pelo poder que lhes é confiado, e o risco de se tornarem mais importantes que a mensagem que desejam passar, quando o ideal seria o contrário.
Mídia e profetismos são o tema do segundo capítulo, escrito pelo presbítero Augusto César Pereira. Ele acredita que a mídia anda na direção contrária à do profetismo, pois visa o domínio das massas, enquanto o profetismo busca libertar e acabar com as desigualdades sociais.
Dando sequência a obra, co-assinam o terceiro capítulo Cirlene Sousa e Denise do Prado, respectivamente mestra e doutora em comunicação pela UFMG. Refletem sobre a midiatização e processo social contemporâneo, na qual a comunicação é vista como interação social e produção de sentidos, sendo a cultura social coletiva também formada com amplo papel da mídia.
Maria Antônia Marques, doutora em Ciências da Religião e professora na Faculdade Dehoniana, nos transmite no quarto capítulo sua visão de mulher e homem como imagem e semelhança de Deus, fazendo conexão com a história e o tempo presente.
O presbítero Osmar Cavaca, na quinta parte do livro, traz questões de antropologia teológica, refletindo sobre a encernação do Verbo como imagem e semalhança do Criador, e principalmente sobre a crença do homem contemporâneo em sua própria (e ilusória) divindade. José Knob transmite ensinamentos de como falar em Deus num mundo secular.
Padre Mario Marcelo Coelho reflete sobre o impacto da mídia em questões de ordem teológica moral, e a influência da mídia nas mesmas. Já o filósofo Walter Eduardo Lisboa faz considerações sobre o filme A paixão de Cristo, e a interpretação feita pelo diretor da obra, Mel Gibson.
A imagem de Deus nos bastidores do cinema e da internet é o tema sobre o qual escreveu Vicente Abreu, que relata como é feita a produção das mensagens, seus bastidores e a imagem ´virtual´ de Deus que se criou nos veículos eletrônicos de comuncação e redes sociais.
No último dos capítulos, o organizador analisa as quatro maiores TVs católicas existentes no Brasil, e suas respectivas ações para a evangelização por meio da televisão. O posfácio, assinado pelo Pe. Marcial Maçaneiro nos traz notas estético-teológicas a partir da “Criação de Adão”, afresco de Michelangelo presente na Capela Cistina, e obra que teve sua releitura feita para a ilustrar a capa do livro.
Mais informações:
ANA PAULA GONZALEZ VEIGA
Assessora de imprensa
3385-8500 – R: 539
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